Reflexão conjunta sobre o trabalho de plástica
Na realização deste trabalho podemos adquirir e aperfeiçoar diversos conhecimentos, tanto em termos pessoais, como em termos técnicos/profissionais.
As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural, contribuindo de forma significativa para o mesmo. São formas de saber que articulam a imaginação, a razão e a emoção. Estas perpassam a vida das pessoas, trazendo novas perspectivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que vivemos.
A vivência artística influência o modo como aprendemos, como comunicamos e como interpretamos os significados do quotidiano. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflecte-se no modo como pensamos e como traduzimos o que pensamos.
A disciplina de Expressão Artística IV permitiu-nos participar em desafios colectivos e pessoais que contribuirão para a construção da identidade pessoal e social, permitindo o entendimento das tradições de outras culturas.
Com este trabalho, procuramos explorar as quatro grandes áreas artísticas da educação artística no ensino básico, sendo elas:
n Expressão Plástica e Educação Visual;
n Expressão e Educação Musical;
n Expressão Dramática/Teatro;
n Expressão Físico-Motora/Dança.
Durante este trabalho foram realizadas diversas actividades no âmbito da disciplina de Expressão Plástica, assim como variadíssimas das suas técnicas, trabalhando as diversas formas, texturas e cores.
Explorámos espontaneamente diversos materiais e instrumentos, e atraves dessa exploração descobrimos novas formas de trabalhar. Todas acabámos por progredir a partir das dificuldades encontradas conseguindo por fim superar as mesmas.
A expressão plástica implica um controlo da motricidade fina que a relaciona com a expressão motora, mas que recorre a materiais e instrumentos específicos e a códigos próprios que são mediadores desta forma de expressão.
Através da expressão plástica exteriorizámos, por iniciativa própria, imagens que anteriormente construímos, passando essas imagens expostas em papel para uma realidade diferente. Estas actividades tornaram-se situações educativas quando implicaram um forte envolvimento nosso, que se traduziu no prazer e desejo de explorar e de realizar um trabalho gratificante.
No decorrer de todo o trabalho, acabamos por valorizar o processo de exploração e descobertas de diferentes possibilidades e materiais, estimulando construtivamente o desejo de aperfeiçoar e de fazer melhor. Ao apoiarmos o processo de cada uma de nós, tivemos que adequar o grau de exigência em termos de produto, para que se conseguisse corresponder às capacidades e possibilidades de cada membro do grupo e na sua própria evolução.
O desenho, a pintura, a rasgagem, o recorte e a colagem foram técnicas muito usuais no nosso trabalho. Sendo um acesso mais fácil, o desenho foi a técnica mais frequente pois tambem constituiu o ponto de partida para todo o trabalho. É de salientar que o desenho é uma forma de expressão plástica que não pode ser banalizada, e que futuramente como educadoras, devemos usá-lo regularmente como uma actividade educativa, não tentando usá-la apenas como método para ocupar o tempo das crianças.
A expressão plástica enquanto meio de representação e comunicação pode ser de iniciativa própria, partindo de vivências individuais e de grupo. Com isto tentámos recriar momentos, documentando o projecto analisado, permitindo uma retrospectiva do processo desenvolvido e da evolução de cada uma.
A interacção entre o grupo ao longo do trabalho foi bastante preciosa, pois implicou uma resolução conjunta de problemas e um planeamento feito em comum em que se acordam formas de colaboração. Estas diferentes situações requereram uma organização adequada do espaço, e um ambiente cuidado, que são enriquecidas pela diversidade e qualidade dos materiais disponibilizados.a interacção entre os membros do grupo foi das melhores levando avante um trabalho muito mais proveitoso.
A disposição ordenada dos materiais, a sua acessibilidade e diversidade permitiram condições para se realizar satisfatoriamente o trabalho.
Esta realização implicou também o conhecimento de regras (aprendidas nas Expressões Plásticas anteriores) - não molhar o mesmo pincel em diferentes frascos de tinta, limpá-los depois de os utilizar, cuidar dos lápis, servir-se de cola e de tesouras, etc. – o cuidado com os materiais e a responsabilização pelo material colectivo, bem como o respeito pelo trabalho de cada uma, relacionando-se com o desenvolvimento pessoal e social. O conhecimento dos diversos tipos de materiais, permitiu-nos uma escolha mais ampla do material a usar em cada parte do trabalho. Ex: materiais de diferentes texturas, vários tipos de papel e pano, lãs, linhas, cordel, algodão, elementos da natureza, etc. A utilização destes diversos materiais permitiu-nos alargar as nossas experiências, desenvolvendo a imaginação e as possibilidades de expressão.
O trabalho a três dimensões exigiu outros tipos de materiais mais dispendiosos. Como recurso, procurámos reutilizar alguns materiais, tomando assim consciência do meio que nos rodeia, do que devemos fazer para preservar o meio ambiente, apelando a um trabalho feito a partir de materiais reciclados como maneira de ajudar a preservar o meio ambiente, como foi o caso das caixas de papelão, frascos, tampas, garrafas de água, jornais e revistas. Isto ofereceu-nos também inúmeras possibilidades, nomeadamente, porque pudemos atingir dimensões que permitiram construções de grande volume.
Durante todo o processo de produção dos fantoches e do cenário o bom ambiente vivido foi de uma importacia elevadissima fazendo com que cada momento fosse bem passado e aproveitado ao maximo, visto que foi um trabalho em que tivemos de despender bastante tempo e que o mesmo era passado sempre em grupo , a elaboração deste projecto serviu tambem para enstreitar laços de amizade e de cooperação.
A expressão musical assentou num trabalho de exploração de sons e ritmos, produzindo e explorando espontaneamente aquilo que aprendemos. Todo o trabalho de pesquisa realizado para a procura das músicas que mais se identificassem com as personagens e tambem a elaboração das letras foi um trabalho tambem um pouco demorado mas no quel se divertimos muito e que no final conseguimos alcançar com satisfação.
Com a realização de todo este trabalho adquirimos as seguintes competências:
n Aplicámos as linguagens e código de comunicação de ontem e de hoje;
n Fomos capazes de interagir com os outros sem perder a individualidade e a autenticidade;
n Fomos capazes de se pronunciar criticamente em relação à sua produção e à dos outros;
n Relacionamo-nos emotivamente com a obra de arte, manifestando preferências para além dos aspectos técnicos e conceptuais;
n Desenvolvemos a motricidade na utilização de diferentes técnicas artísticas;
n Utilizámos as tecnologias de informação e de comunicação na prática artística;
n Intervimos em iniciativas para a defesa do ambiente, do património cultural e do consumidor no sentido da melhoria da qualidade de vida;
n Participamos activamente no processo de produção artística;
n Compreendemos os estereótipos como elementos facilitadores, mas também como empobrecedores da comunicação;
n Tivemos em conta a opinião dos outros, quando justificada, numa atitude de construção de consensos como forma de aprendizagem em comum;
n Cumprimos normas democraticamente estabelecidas para o trabalho de grupo, como gerir materiais e equipamentos colectivos, partilhar espaços de trabalho, sendo capazes de avaliar esses procedimentos;
Em suma, foi bastante enriquecedor realizar todo este projecto, pois irá contribuir futuramente para a nossa vida profissional.
A utilização de fantoches serviu também de suporte para todo o nosso trabalho e para a criação da história, o que facilitou a expressão e a comunicação através de “um outro”.
O trabalho de equipa mostrou-nos mais uma vez, que em conjunto conseguimos superar todas as dificuldades. É importante salientar que nem sempre é fácil trabalhar em grupo, facto que não se revelou no nosso caso. Da nossa parte conseguimos alcançamos todos os objectivos, sendo demostrado um esforço colectivo por parte de todos os membros do grupo.
A realização deste trabalho foi uma proposta do Prof. Marco, toda a sua disponibilidade e aconselhamento foram bastante importantes no que diz respeito a tirar dúvidas que surgiam e a facultar algumas ideias bastante relevantes, sendo por isso que desde já lhe agradecemos por toda a sua disponiblidade e obrigado por nos ter possibilitado vivenciar tal experiência e dessa forma contribuir para o aperfeiçoamento das nossas competencias e até a aquisição de novas.
As alunas Sofia Farinha Nº4838, Marta Serrano Nº4695 e Cátia Catarreira Nº4667